Por 'O Globo'
Rio de Janeiro – O Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa vai alterar o significado do termo família em sua próxima edição. A ideia é abranger as novas configurações familiares e servir como contraponto ao Estatuto da Família, aprovado em outubro do ano passado pela Câmara dos Deputados. Para fazer a mudança, foi lançada uma campanha pedindo sugestões do público. A partir delas, e com a ajuda de especialistas, será criada uma definição "sem preconceitos e limitações".
"O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A atual definição de 'família' é reducionista e anacrônica. O que desejamos é atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família", defende André Lima, sócio da agência NBS, idealizadora da campanha #todasasfamílias.
Atualmente, o termo família é definido no dicionário como grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especialmente o pai, a mãe e os filhos), que têm ancestralidade comum ou provêm de um mesmo tronco, ou ligadas entre si pelo casamento e pela filiação, excepcionalmente pela adoção.
O estatuto da Família, que ainda será apreciado pelo Senado, restringe juridicamente a entidade familiar à "união ente um homem e uma mulher, por meio do casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos".
A campanha elaborada pela Houaiss e pela NBS, em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas, tem um site construído especialmente para colher as sugestões de internautas. nele, são apresentados vídeos com pessoas apresentando suas definições de família. O site tem um espaço para a participação dos internautas, que devem completar a frase "para mim, família é…".
Com ao somatório das opiniões, o dicionário Houaiss aceitou o desafio de criar um significado único para ser colocado em sua próxima edição, fazendo com que as novas gerações conheçam um significado de família mais democrático, abrangente e sem preconceitos", diz o texto de apresentação da campanha.